Apresentação

Apresentação

O Politécnico de Setúbal é uma instituição de ensino superior empenhada em promover a excelência acadêmica, a inovação e o desenvolvimento regional.

Neste sentido o Politécnico de Setúbal pretende que a sua política de Investigação & Desenvolvimento + Inovação (I&D+i) esteja vocacionada para dar resposta aos grandes desafios societais.

A atividade de I&D+i do Politécnico de Setúbal rege-se pelos princípios da liberdade de investigação e de responsabilidade e ética científica, cumprindo o estipulado no Código de Ética e Conduta do Politécnico de Setúbal, na Política de Ciência Aberta, bem como pelo compromisso com o alcance dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito das prioridades da Agenda 2030 para o desenvolvimento global.

Há mais de 40 anos que o Politécnico de Setúbal tem sido um motor de transformação, proporcionando oportunidades educacionais de qualidade e contribuindo para o progresso social e económico da região.

Visão

Ser uma referência nacional e internacional no ensino superior, impulsionador do desenvolvimento científico, tecnológico, económico e sociocultural.

Missão

Desenvolver um ensino de qualidade, valorizando as pessoas, a transferência de conhecimento para a sociedade, para a região, para o país e para o mundo, apoiado na investigação aplicada, na inovação e nas parcerias.

Valores

Responsabilidade, Excelência e Inovação.

Objetivo Estratégico

Consolidar as áreas específicas de investigação, baseadas em conhecimento e em produção científica de relevo, afirmando o Politécnico de Setúbal no contexto nacional e internacional.

Linhas de Ação

A política estratégica para a área da investigação científica do Politécnico de Setúbal, integra as seguintes linhas de ação:

  1. Apoiar a criação e desenvolvimento de UI&D-IPS, de EGP-IPS e/ou Laboratórios Colaborativos acreditados pela FCT em articulação com as prioridades estratégicas das UO envolvidas, e fornecer os recursos e competências necessárias que promovam o seu sucesso, em áreas de investigação estratégicas do IPS.
  2. Consolidar a política de estímulo e incentivo à realização de atividades de I&D+i.
  3. Promover o alinhamento das atividades I&D+i com a formação oferecida pelo IPS.
  4. Reforçar a investigação através da cooperação com entidades externas nacionais e internacionais, particularmente no desenvolvimento de projetos de investigação com a captação de financiamento externo.
  5. Promover a divulgação, disseminação e exploração dos resultados científicos.
  6. Estimular e consolidar diferentes modalidades de prestação de serviços e de trabalhos de consultoria científica, relevantes para as organizações, nos diferentes domínios científicos e laboratoriais do IPS.
  7. Propor uma estrutura de governança.