Cristina Oliveira é investigadora e professora na área da Engenharia Civil, com uma licenciatura de 5 anos em Engenharia Civil, um mestrado em Engenharia de Estruturas e um doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade de Lisboa, Portugal. Aprofundou a aua área de investigação num pós doutoramento na Universidade de Aveiro, Portugal.
Como experiência profissional, Cristina Oliveira passou 3 anos como consultora e projetista numa empresa de Projeto de Estruturas. Posteriormente, foi bolseira no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, durante 5 anos, na Universidade de Kyoto, Japão, durante 2 anos, e na Universidade de Aveiro, Portugal, durante 3 anos. Foi ainda professora adjunta convidada no Departamento de Engenharia Civil da Escola de Tecnologia do Barreiro, Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), de 2009 a 2012. Desde 2012, ingressou na carreira de professora adjunta na mesma instituição.
Para além das suas responsabilidades docentes, Cristina Oliveira participa ativamente em diversas actividades institucionais, ocupando cargos como o de membro do Conselho Técnico-Científico e do Conselho de Representantes da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal. O seu envolvimento estende-se a 2 projectos internacionais de engenharia sísmica e a 1 projeto internacional de investigação em educação.
Publicou 2 artigos em revistas internacionais, mais de três dezenas de comunicações em conferências nacionais e internacionais e 4 capítulos de livros. Recebeu um prémio científico da IABSE. Também orientou e supervisionou várias dissertações de mestrado. Participou em 4 missões pós-sismo em numerosos artigos de jornal e em presenças na televisão sobre engenharia sísmica. Os seus principais interesses de investigação abrangem algoritmos de controlo, avaliação da vulnerabilidade, reforço sísmico e análise sísmica.