Inês A. Ferreira apresentou a sua tese de doutoramento sobre os temas de redes simbióticas aditivas e a adoção da tecnologia blockchain. Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Industrial na NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA), com uma bolsa de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/145448/2019).
Inês iniciou o seu doutoramento em 2019, após ter entregue a sua dissertação de mestrado em Engenharia Industrial e de Gestão, focada no tema de redes de simbiose industrial na indústria de pasta e papel portuguesa.
De 2019 a 2020, trabalhou como Professora Assistente Convidada nas aulas de Gestão de Stocks na FCT NOVA. Além disso, Inês também trabalhou como Professora Auxiliar Convidada na Lisbon School of Economics & Management (ISEG), nas aulas de Gestão de Produção e Operações. Atualmente, trabalha como Investigadora e Professora Auxiliar Convidada nas aulas de Gestão de Armazéns no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
Desde que terminou o seu doutoramento, Inês tem estado envolvida em vários projetos de investigação relacionados com a transição digital e sustentável no setor marítimo, incluindo o Projeto Mobility for Maritime Logistics (M4ML - Blue Growth Programme /PT-INNOVATION-0066) na FCT NOVA e o Projeto NEXUS (PRR com o nº C645112083-00000059) no IPS. Os seus interesses de investigação concentram-se principalmente na sustentabilidade, economia circular, redes de simbiose industrial e gestão da cadeia de abastecimento.