Unidades de I&D+iResilience

Estudo desenvolvido por um grupo de investigadores avalia a salinidade do solo, na região da Lezíria

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Através de duas técnicas geofísicas, a indução eletromagnética e a tomografia de resistividade elétrica, o grupo de investigadores portugueses mediu a condutividade elétrica dos solos e, a partir destas medições, avaliou a salinidade dos solos.

Neste estudo, os investigadores optaram pela utilização de um método gráfico de comparação de dados, que geralmente é utilizado em medicina, mas que se mostrou eficaz na comparação dos resultados obtidos pelas duas técnicas geofísicas.

A salinização dos solos é um processo de degradação que limita a produtividade agrícola levando à desertificação e ao abandono destes terrenos para fins agrícolas.

Para além disso, a salinização é também responsável pela diminuição da biodiversidade, afeta as águas subterrâneas e superficiais e degrada infraestruturas.

Para Maria Catarina Paz, investigadora no Centro Regional de Resiliência e Sustentabilidade (RESILENCE) do Instituto Politécnico de Setúbal, “A zona norte da Lezíria é menos salina que a zona sul porque existe uma acumulação de sal na zona sul da Lezíria, provocada pela interação entre a prática agrícola, a salinidade natural dos solos da Lezíria e a água do estuário do Tejo. Consequentemente, na zona norte a rega com água de boa qualidade tem “lavado” os terrenos, mas na zona sul da região já não se faz agricultura, apenas pastagem.”, refere a investigadora.

Devido a todas estas consequências, é fundamental a monitorização da salinidade dos solos para definir e implementar estrategicamente medidas para mitigar os seus impactos em todo o ecossistema. A metodologia desenvolvida neste trabalho de investigação permite cobrir maiores distâncias, de forma mais rápida e simples.

Este estudo envolveu a investigadora Maria Catarina Paz do RESILENSE, as investigadoras Nádia Luísa Castanheira, Ana Marta Paz e Maria Conceição Gonçalves do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o investigadorFernando Monteiro Santos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o investigador Mohammad Farzamian também do INIAV e do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

O financiamento do presente estudo esteve a cargo da agência de investigação portuguesa, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do projeto SALTFREE e do programa Horizonte H2020, da União Europeia.

Para saber mais sobre este tema, a investigadora recomenda a leitura do artigo Assessingsoil salinity dynamics using time-lapse electromagnetic conductivity imaging. Um estudo desenvolvido também na região de Lezíria Grande de Vila Franca de Xira e que contribuiu com dados relevantes para prever a salinidade do solo.

DOI: 10.3390/land13030295

Land-13-00295-g001