Ana M. Tavares da Mata completou o doutoramento em Engenharia do Ambiente em 2015 pela Universidade de Lisboa, o Mestrado em Engenharia Sanitária em 2007 pela Universidade Nova de Lisboa e a Licenciatura em Química Aplicada em 1990, também pela Universidade Nova de Lisboa. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal.
Publicou treze artigos em revistas. Tem seis secções de livros e um livro. Tem uma patente registada. Co-orientou uma tese de doutoramento. Supervisionou dois trabalhos de pós-doutoramento. Recebeu um prémio e/ou honra. Participa e/ou participou como Investigadora Principal num projeto e como Investigadora em quatro projetos. Trabalha nas áreas de Engenharia e Tecnologia (com ênfase em Biotecnologia Industrial e Engenharia do Ambiente).
No seu currículo, os termos mais frequentes no contexto da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: inibição; biorredução; salinidade; lamas ativadas; tratamento de água; ambiente; tratamento de águas residuais; qualidade da água; grânulos aeróbios; xenobiótico; índice de qualidade da água; monitorização da água; aquacultura de ostras.