Comissão Europeia reconhece boas práticas de valorização do conhecimento do IPS

Comissão Europeia reconhece boas práticas de valorização do conhecimento do IPS

Comissão Europeia reconhece boas práticas de valorização do conhecimento do IPS

Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

O Instituto Politécnico de Setúbal conquistou o reconhecimento da Comissão Europeia pelas boas práticas de valorização do conhecimento, designadas por Radar de Valorização do Conhecimento. Esta é uma estratégia global, que inclui a valorização do conhecimento no âmbito local, nacional, regional e internacional, envolvendo diferentes stakeholders, e que reflete as estratégias do IPS para a transferência de conhecimento para a sociedade.

O Radar de Valorização do Conhecimento está estruturado em cinco canais. Por um lado, o desenvolvimento de capacidades, através de projetos e ações de formação no âmbito da propriedade intelectual, gestão de projetos, e a formação para o empreendedorismo, entre outras ações. Por outro lado, o desenvolvimento de estudos e a participação na construção de políticas nacionais e europeias. Um outro canal deste radar é o apoio a spin-offs e start-ups, através da capacitação para a criação de empresas e desenvolvimento de negócios, organização de eventos para networking ou apoio aos empreendedores para a participação em concursos de startups e desafios de pitch. Adicionalmente, o radar inclui a colaboração em projetos em parceria com empresas locais e nacionais, incorporando nessas empresas os resultados da investigação ou trazendo para a investigação as necessidades dos parceiros, sendo exemplos de sucesso os projetos OSTRAQUAL (aquacultura), SPLIT (Fisioterapia) ou REDWINE (economia circular na indústria do vinho), entre outros. Esta relação fomenta ainda a mobilidade de investigadores para colaborações com as empresas, e a procura destas empresas por soluções nascidas do meio académico. Por último, o envolvimento dos stakeholders na valorização do conhecimento que é potenciado de diferentes formas, entre as quais a organização de atividades especificas de divulgação de ciência, como a Noite Europeia dos Investigadores ou a Ciência à Conversa, workshops e newsletters, bem como a promoção e divulgação de projetos que promovam a capacitação de stakeholders locais.

O Radar de Valorização do Conhecimento, enquanto mecanismo de transferência de conhecimento, envolvimento e capacitação de stakeholders, expressa o posicionamento estratégico, nomeadamente no que respeita às sinergias incorporadas nas diferentes vertentes da missão institucional do IPS.

Saber mais
Partilhar: