EULAC for energy transition: Research in Infrastructures cooperation for energy transition between Europe and Latin American and the Caribbean countries
O projeto EULAC ENERGYTRAN pretende fortalecer a cooperação entre as infraestruturas de investigação da União Europeia e da América Latina e Caribe (LAC) para enfrentar um desafio comum: alcançar uma transição energética limpa, sustentável e justa. Este projeto pretende alcançar o seu objetivo através da troca, produção e transferência de conhecimento entre entidades de uma abordagem multidisciplinar (tecnológica, ambiental, social) e através do apoio ao desenvolvimento de políticas públicas e marcos regulatórios em direção à neutralidade climática.
Este objetivo geral será alcançado por quatro objetivos específicos que respondem à abordagem multidisciplinar, em acordo com a complexidade da transição energética. Portanto, o projeto apoia a I&D tecnológica para superar as limitações existentes das energias renováveis, mas reconhecendo que esses desenvolvimentos podem ter um impacto ambiental e social que deve ser abordado. Esta proposta pretende apresentar ideias sobre como alcançar uma transição energética compatível com a proteção ambiental e a justiça social.
A transição energética está no topo das agendas políticas de ambas as regiões, UE e LAC, pelo que este projeto pode contribuir para consolidá-la como uma área prioritária de cooperação científica inter-regional.
Este projeto será realizado por um consórcio heterogéneo e interdisciplinar composto por onze parceiros com ampla presença na UE e LAC. Incluem ERICS e uma organização internacional, entre outras entidades, de diferentes áreas de conhecimento. Desta forma, a complexidade da transição energética é de uma forma mais completa.
O EULAC ENERGYTRAN criará uma rede de infraestruturas de pesquisa interconectadas e sustentáveis da UE e LAC que contribui para a transição energética de forma tecnológica, social e sustentável, fortalecendo o desempenho das entidades através do conhecimento compartilhado e interações próximas entre os pesquisadores. Este esforço comum significará um passo à frente, em ambas as regiões, para alcançar uma sociedade que precisa ser resiliente.