Projeto BUILD2050 no Instituto Politécnico de Setúbal

Projeto BUILD2050 no Instituto Politécnico de Setúbal

Projeto BUILD2050 no Instituto Politécnico de Setúbal

Tuesday, 11 the February the 2025

Terminou, no dia 31 de janeiro de 2025, o projeto ERASMUS+ "Formação para Edifícios Sustentáveis e Saudáveis para 2050 (BUILD2050)” (2021 1 PT01 KA220 HED 000032138). Este projeto teve como objetivo a promoção de uma melhoria na construção, renovação e operação de edifícios sustentáveis, na Europa, através do desenvolvimento de ações de formação na área da construção sustentável, capacitando profissionais para que desenvolvam edifícios que promovam o bem-estar, a saúde e a sua sustentabilidade.

Este projeto resulta de um trabalho em consórcio coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal, e do qual fizeram parte apenas Instituições de Ensino Superior: o Instituto Politécnico de Milão (POLIMI) e a Universidade de Bolonha (UNIBO), a Universidade de Atenas (NKUA), a Universidade de Bochum (RURH), e a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (SGGW).

Numa Europa desafiada a descarbonizar a sua economia até 2050, a sustentabilidade na construção é uma das formas de promoção da saúde e do bem-estar. Neste sentido, o consórcio desafiou-se a formar profissionais na área da construção, com a criação de um plano de oito formações online, com a duração de 25 horas cada uma, que foram disponibilizadas de forma sequencial, nos diferentes parceiros. Os temas destes cursos centraram-se desde a aplicação de tecnologias inovadoras e transnacionais ao consórcio BUILD2050, à gestão da água nos edifícios, a digitalização de edifícios e à economia circular aplicada à construção. Foram formados 60 estudantes de vários países europeus, que integram agora uma rede europeia consolidada, e que foram também constituídos como investigadores e policy makers.

Do trabalho deste consórcio resultou um Guia Europeu para formação avançada, com orientações associas a metodologias a desenvolver em cada formação, inputs sobre as formações já realizadas, facilitando a sua reprodução noutros países da União Europeia. Este Guia contém ainda orientações para a avaliação e monitorização dos cursos e um plano comercial, orientado para a sustentabilidade financeira das ações de formação. Para além do Guia Europeu, foi também criada uma plataforma colaborativa, onde é possível aos utilizadores aceder aos conteúdos das formações, perguntas frequentes, espaços para discussão e troca de ideias, para além de um E-Book com os trabalhos dos formandos, que compilou as suas experiências e as diferentes metodologias utilizadas.

O projeto culminou com um evento multiplicador e uma reunião final de projeto, que decorreram na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Instituto Politécnico de Setúbal, e que reuniu todas as instituições de ensino superior do consórcio, para além de alguns parceiros associados nacionais, entre eles a Camara Municipal da Moita, a ADENE, a S. Energia e a ENA.

Share: